Somos um Colégio Cristão Clássico

Educação Centrada em Cristo

A Cosmovisão Cristã permeia as relações humanas, entrelaça os conhecimentos, estabelece princípios e valores sadios, promove alegria e paz no ambiente escolar. De acordo com o renomado professor de Oxford e Cambridge, C. S. Lewis, todos devemos acreditar no cristianismo assim como observamos que o sol nasce todos os dias. Não apenas pelo fato de vermos o sol diariamente, mas porque através dele podemos ver tudo ao nosso redor. Neste sentido, a visão de mundo cristã proporciona transparência e segurança para cada família.

Os Pilares Fundamentais:

O distintivo cristão é fundamental na validação da educação clássica, pois precisamos concordar sobre o que é a verdade, a bondade e a beleza; do contrário, colocamos os pilares da cultura ocidental em grande risco.

O que é Cosmovisão?

Segundo James Sire: “Uma cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expresso como uma narrativa ou como um conjunto de pressuposições (suposições que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que nós sustentamos (consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a constituição básica da realidade, e que provê o fundamento sobre o qual nós vivemos, nos movemos e existimos”.

 

Somos Fundamentados nas Sagradas Escrituras:

Como instituição de ensino que adota a visão de mundo cristã, o Colégio William Carey se fundamenta nas Sagradas Escrituras como um mapa detalhado para o êxito da sua jornada educacional.

Símbolo da Educação CLássica

Educação Clássica e as Artes Liberais

A Educação Clássica tem como objetivo ensinar o uso correto das ferramentas da educação, visando trazer à tona as potencialidades presentes em cada ser humano.

Trata-se de uma pedagogia que cultiva em cada criança e adolescente a busca pela Verdade, Bondade e Beleza, por meio da aquisição da sabedoria e virtude.

Essa busca ativa, por sua vez, encontra ressonância com o Logos, a essência da verdade, o verbo de Deus encarnado, manifestado plenamente na pessoa do Senhor Jesus Cristo (João 1:1-14). Este modelo educacional foi visto entre os antigos hebreus, valorizado entre os gregos e os romanos, entretanto, foi ao lado do pensamento cristão que atingiu o seu ápice formando os maiores oradores, pensadores, matemáticos, filósofos e pessoas comuns que eram plenamente capazes de ler, escrever e falar com beleza e propriedade.

Pedagogia das 7 Artes Liberais

Na idade média as sete artes liberais foram estruturadas no trivium e quadrivium. O trivium é a arte da linguagem e do pensamento, a saber: gramática, lógica e retórica. O quadrivium expressa a precisão matemática, composto pela aritmética, geometria, astronomia e música. A pedagogia clássica escolar que acreditamos se alicerça na compreensão de Dorothy Sayers que defende o aprendizado natural das crianças através de estágios sequenciais que correspondem aos três elementos do trivium. Ensinamos a gramática de todas as disciplinas curriculares aos alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental; ensinamos lógica ou dialética para os alunos das séries finais do ensino fundamental que estão aptos ao pensamento elaborado e analítico; no futuro próximo, ensinaremos disciplinas retóricas aos alunos do ensino médio que serão capazes de proferir belas palavras, boas ações, alicerçados sob três pilares: a busca pela Verdade, bondade e Beleza. Todavia, não nos submetemos plenamente a divisão do trivium clássico em faixas etárias, pois entendemos que o ethos clássico não pode ser totalmente segmentado, e constantemente as três vias (gramática, lógica e retórica) se apresentam unidos no processo de ensino e aprendizagem, independente do ciclo educacional.

Método Fônico de Alfabetização

Considerado o melhor e mais eficaz método de alfabetização, é desenvolvido visando a consolidação da linguagem oral e escrita. As pesquisas científicas apontam que o método fônico é mais eficaz para alfabetizar as crianças e desenvolver leitores competentes. Ele é adotado oficialmente nos países que se destacam em exames internacionais.

O princípio alfabético é o coração do Método Fônico, estabelecendo uma relação entre fonemas e grafemas sons e letras. Portanto, o Colégio adota esse Método, garantindo bases sólidas para todo o desenvolvimento educacional posterior das crianças.

Valorização das Belas Artes:​

Vivemos em um mundo criado por Deus e cheio de beleza e estética, entretanto, a cultura vigente, o cinema, a música e a arquitetura estão cada vez mais saturadas de feiura. Estamos assistindo a morte da beleza na nossa cultura. Toda uma geração está se desenvolvendo sem padrões definidos de beleza e estética.

Atento a este cenário, o Colégio William Carey se tornou uma luz em meio a escuridão. A nossa sede no Centro da cidade de Franca, conta com uma inovadora e clássica estrutura. Todos os dias os nossos alunos são recebidos no ambiente escolar com música clássica. Clássicos de Bach, Beethoven, Mozart, Chopin, Tchaikovski, Paganini, entre outros, fazem parte do repertório musical do Colégio.

Além disso, nossas dependências contam com obras de arte em todas as salas e espaços do Colégio. Belíssimas telas de artistas como Rembrandt, Vicent Van Gogh, Leonardo Da Vinci, Monet e Caravaggio estão presentes no Colégio William Carey.

A educação musical e a alta cultura fazem parte do currículo de Belas Artes!

Por fim, temos como objetivo desenvolver em nossos alunos a capacidade de apreciação artística que os ajudará a terem padrões elevados de estética e por conseguinte, não somente identificarão o que é bom e aquilo que é ruim, eles poderão escolher o que é melhor em detrimento do que é bom!

Fases da Educação no Colégio

Educação Infantil
A educação infantil é a fase de maior atenção para o bom desenvolvimento das crianças. A escola é importante para que as crianças socializem fora do contexto familiar, façam novos amigos e lidem com desafios – estes elementos são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança. Nossa proposta educacional inclui atividades lúdicas com intencionalidade pedagógica, desenvolvimento de consciência fonológica e domínio corporal com visão de mundo cristã.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Nos anos iniciais (1º ao 5º), as crianças consolidam a linguagem oral e escrita pela aplicação do Método Fônico e as práticas concretas no processo de ensino aprendizagem potencializam a compreensão da matemática. O desenvolvimento emocional, físico e social é estimulado em meio às atividades pedagógicas. São desenvolvidas práticas que ressaltam a verdade, bondade e beleza em cada currículo e a cosmovisão cristã é presente no ambiente escolar.
Ensino Fundamental Anos Finais
Nesta fase, os estudantes são estimulados à níveis mais complexos de compreensão. Os alunos são incentivados ao autodidatismo, responsabilidade e são desafiados ao raciocínio lógico e iniciam práticas de retórica intencionais. A apreciação às belas artes ganha destaque e a busca pelo conhecimento é aprimorada no processo de ensino e aprendizagem.

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiencia em nosso site.

Conferir Política de Privacidade